16 de agosto de 2010

Umidificador de ar

Olhos ardendo, garganta seca, narinas em chamas.
Isso tem nome. Agosto. Pelo menos para a maior parte do Brasil, que sofre com a baixa umidade no ar desta época do ano.

Então, vamos fazer um umidificador caseiro??


Vamooo. UHÚÚÚ!!


Mas antes vamos entender o que é e como funciona um umidificador de ar.

Segundo minha pesquisa - não muito extensa, confesso - existem quatro tipos de umidificadores. Um deles às vezes pode ser contado à parte, pois é mais popularmente chamado de vaporizador, e libera vapor, não gotículas de água.


Vapor
Normalmente chamado de "vaporizador", um umidificador a vapor ferve água e joga vapor na sala. Essa é a tecnologia mais simples, e portanto mais barata, para umidificar o ar. Modelos de impulsores mais baratos (...) Outra vantagem dessa tecnologia é que você pode utilizá-lo para fazer inalação com medicamentos para reduzir a tosse. [aguardem um próximo post!!]

Impulsor
Nesse umidificador, o disco de rotação lança água em um difusor em forma de pente. O difusor transforma a água em pequenas gotas que flutuam no ar. Essas gotinhas parecem neblina saindo do umidificador.

Ultra-sônico
Um umidificador ultra-sônico usa um diafragma de metal que vibra em freqüência ultra-sônica, muito parecido com o elemento em um alto-falante de alta freqüência, para criar gotinhas d´água. Um umidificador ultra-sônico é normalmente silencioso e também produz uma neblina fria.

Sistema de pavio/evaporativo
O sistema de pavio usa um papel, pavio de pano ou espuma ou folha para tirar água do reservatório. Um ventilador na direção do pavio faz que o ar absorva a umidade. Quanto mais alta a umidade relativa, mais difícil de evaporar a água do filtro, e é por isso que esse tipo de umidificador é auto-regulável: conforme a umidade aumenta, a quantidade de vapor de água eliminado diminui.







O tipo mais comum de umidificador é o umidificador evaporativo. Esse tipo é bem simples e a maioria é auto-regulável. Um reservatório capta a água fria e a joga em um recipiente. A água é absorvida por um recipiente com parede porosa. Um ventilador força o ar passar nesse recipiente que fica úmido

Conforme o ar passa por esse recipiente, um pouco de água evapora. Quanto mais alta a umidade relativa, mais difícil de evaporar a água, e é por isso que o umidificador é auto-regulável: conforme a umidade aumenta, a quantidade de vapor de água eliminado diminui.



Então vamos fazer o nosso

Revendo o Funcionamento básico:



Um bem simplesinho primeiro.





Pra quem não teve paciência de ver o vídeo inteiro eu explico resumidamente o que ele fez:
Peque um recipiente com água fechado, faça uma abertura em um canto, encaixe uma ventoinha nesta abertura [direcionando o vento para a água]. Na outra extremidade abra buracos menores e prenda pavios de tecido que se extendam da água aos buracos e de maneira que o ar passe necessariamente por estes pavios.
Pronto!
A ventoinha passa pela água e pavios [agora encharcados] e ao sair já está mais úmida.



Este outro é um projeto um pouco mais complexo, mais parecido com o primeiro vídeo.




Se isso tudo for muito complicado vc tb pode passar o varal para dentro de casa e pendurar sua roupa molhada e espalhar bacia cheia d'água aonde vc tiver...


[fontes:
Umidificador.com; Como Tudo Funciona]

Nenhum comentário:

Postar um comentário