13 de setembro de 2011

Garrafa de Klein

Uma garrafa que não tem volume. Não tem volume porque não tem lado de dentro ou lado de fora. Não tem lado de dentro, mas é fechada...


Eim? Como assim?

Mais tecnicamente falando, a Garrafa é uma forma fechada de superfície única. Formas de superfície única são formas que não tem dois lados [tipo uma folha de papel], tudo é um lado só. Isso significa que se você andasse sobre a superfície de uma dessas, poderia passear por ambos os lados, sem precisar atravessar a forma.















A forma com superfície única mais simples que têm é a fita de Möbius, que é basicamente uma tira de papel com meia volta e coladas as pontas. Quem nunca fez isso quando estava à toa na aula?




Parece complicado? Leia o artigo original para ter uma noção melhor da coisa...






À propósito, garrafa de cerveja é uma forma aberta, eim...






[Fonte: http://plus.maths.org/content/os/issue26/features/mathart/index]

2 comentários:

  1. Estou aqui estudando sobre 'fita de mobius' e garrafa de klein, e juro, só entendi direitnho depois de assimilar melhor com seu artigo!
    Descomplicou uma matérias que fazem complicada hehehe
    obrigada, abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Fernanda!

      Que bom que ajudei! Acredito que o segredo é olhar a mesma coisa sob um olhar ou ponto de vista diferente, e que ,via de regra, simplificar ajuda.

      Eu queria ter feito algo um pouco mais aprofundado, mas acho que precisaria de uns dois anos estudando o assunto para entender alguma coisa...

      Abraço e continue estudando!

      Excluir