Foto de São Francicso, tirada em 1906.
Vou usar a licença em voga da creative commons pra chupar um post do Update or Die [desculpem, é para o bem da nação]
"Em algum momento na história alguém teve a divertida ideia de amarrar uma maquina fotográfica numa pipa. Dizem que o foi um francês (Arthur Labruguiere), lá em 1880, provavelmente com fins cartográficos. Depois, durante a segunda guerra mundial, as pipas também subiram equipadas (para voltar furadas depois de espionar o inimigo). E na década de 90 o Kite Photography voltou com tudo com as digitais, por pura curtição.
Em março deste ano, um inglês chamado Robert Harrison resolveu dar um update or die na brincadeira. Foi lá e comprou um balão metereológico, silver tape e uma digital dessas do Xing Ling mesmo e colocou tudo quase em órbita terrestre. Recebeu telefonema da NASA na época, indagando como ele tinha conseguido as fotos que mostravam a curvatura do planeta e que publicou na internet. Quase infartaram quando contou que gastou só 700 dólares pra fazer aquilo.
E agora em junho uns engenheiros nerds fizeram a mesma coisa mas captando em video. Um vôo que durou 2 horas até o balão dar baixa (veja aos 2′20″ do video) e o conjunto despencar de 25km de altura. Um pára-quedas abriu pouco antes de tudo se espatifar no chão. E por incrível que pareça, o equipamento aguentou o tranco e o resultado você confere aí embaixo.
Near Space Balloon Flight, shot with HD HERO cameras from GoPro from Kevin Macko on Vimeo.
" [fecha aspas][fonte: Update or Die]
Nenhum comentário:
Postar um comentário