23 de outubro de 2009

AszAFTASzardem ashemorróidasziidem

Afta (ou estomatite aftosa) é uma ferida na mucosa bucal, é uma ferida considerada limpa, pois não há nelas fungos ou bactérias que desencadearam o problema.

Ocorre em 20% a 50% da população mundial. A tendência começa na adolescência e se agrava na faixa dos 30 e 40 anos, fase em que o stress aumenta. Com o avanço da idade a tendência diminui e por vezes, o problema desaparece por completo. Lesões que perdurem por mais de duas semanas devem ser avaliadas por um Estomatologista, que é um médico especialista na área da boca, ou um Médico-Dentista.

Segundo a crença popular, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, preferencialmente em quem já apresenta tendência para o problema. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local . Outros fatores também podem causar ou contribuir como: doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, doenças auto-imunes e reações a determinados tipos de medicamentos.


Não tem cura definitiva. Dependendo do indivíduo, o tratamento visa a aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto.

O uso de bicarbonato de sódio serve para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela, porém o bicarbonato também destrói os tecidos saudáveis da mucosa, fazendo com que a afta demore ainda mais a desaparecer.

É recomendado o uso de fermentos láctico (Saccaromyces Boulardii), própolis, pois, segundo relato de várias pessoas que utilizam o método, o problema desaparece em poucos dias, além de aliviar a dor assim que aplicado sobre a lesão.
Qualquer produto que contenha bicarbonato de sódio pode ser usado (p.e. sal de frutas).
Anti-inflamatório corticóide é muito usado em bochechos ou em pomadas apropriadas.
Há também injeções anti-inflamatórias que são aplicadas sobre a lesão.
Um tratamento muito eficaz é utilizar Syzygium aromaticum, conhecido popularmente como cravo-da-índia. O cravo tem propriedades medicinais, compreendem o tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarreia, tem propriedades bactericidas e é também usado com anestésico e antisséptico para o alívio de dores de dente.

Há também uma nova forma de amenizar a dor de forma imediata, por meio de laser. Este é aplicado em consultórios odontológicos e, apesar de ser uma técnica nova, vem se mostrando muito funcional, pois, além de praticamente sanar a dor, não tem contraindicações.


Remédios Caseiros

  • Fazer um bochecho com iogurte natural ou aplicar iogurte na afta.
  • Fazer bochecho com alfazema, calêndula, framboesa ou sálvia.
  • Coloque algodão embebido em loção de calêndula.
  • Prepare suco de cebola e passe quantas vezes achar necessário sobre a afta com o auxilio de um cotonete
  • Mastigar folhas de abacateiro.
  • Coloque 3 colheres (sopa) de folhas de sálvia em 1 uma xícara (chá) de vinagre branco. Coloque em um frasco hermeticamente fechado e deixe descansar por 10 dias ao sol. Coe em coador de pano e aplique com um chumaço de algodão.
  • Mastigue cravo da índia e coloque esta pasta sobre a afta.
  • Misture 2 colheres (sopa) de vinagre em um copo de água. Faça bochechos com a mistura.
  • Faça bochechos com água e suco de limão.
  • Receitas de Remédios naturais para tratamento caseiro de aftas:
  • Bochecho com chá de salva duas vezes por dia. Colocar mel cristalizado sobre a ferida ajuda a cicatrização.
  • Coloque 6 colheres de chá de flores de camomila em 1 litro de água reserve e faça gargarejos sempre que lembrar. Esta planta tem uma incrível ação estimulante da cicatrização assim como um alto poder desinfetante.
  • Bicarbonato é bom também, se não tiver pode ser usado sal de frutas.
  • [Como viram anteriormente, não é muito aconselhável... Mas continua no caderninho de receitas caseiras da Vovó]
  • Utilizar um contonete e pingar uma ou duas gotas de água oxigenada para conter a proliferação. Você sentirá a espuma na língua e isso é sinal de que está havendo a “matança” das bactérias. Haverá também um aumento da dor, mas depois, diminuirá bastante.
  • ”Pedra humi”, também e uma ótima opção para tratar esse mal , deixar dentro de um copo com água e depois bochechar com essa solução. Você encontra em farmácias, parece sal grosso, assim em forma de cristais. É um adstringente poderosíssimo, que funciona mesmo.
  • Você pode colocar cascas de romã dentro de um copo d’água por um dia e depois gargareje com essa água durante alguns minutos.



Como podem ter imaginado estou com afta.
Uma grande e feia que já tem uma semana...
Acho que essa nasceu por causa do estress.
Estress local.
Na boca.
De tanto tocar gaita sem ter o que fazer...

[fonte: Wikipedia e outros. Foi mais um desses que já se perderam pela internet, sem autoria...]
[à propósito, nunca vi um artigo da wikipedia tão mal escrito!]

Um comentário: