29 de outubro de 2009

Mais chuva

Chuva Congelante

A chuva congelada ou chuva congelante é um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens à superfície em forma de neve, a grandes alturas, derrete-se completamente enquanto cai, quando atravessa uma camada de ar com temperatura acima do ponto de congelamento (0°C), e logo encontra uma segunda camada inferior a níveis mais baixos de temperatura que a primeira, sobrefundindo-se. Esta água então congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre,[1] podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente.

Mecanismo

Usualmente, a chuva congelada associa-se com a aproximação de uma frente quente, quando o ar frio, a uma temperatura igual ou inferior ao ponto de congelamento, fica preso aos níveis mais baixos da atmosfera, com correntes de calor moderado nas partes mais altas.
O ar quente logo é forçado mais acima, onde altera drasticamente a temperatura na camada média, ao redor de 800 milibares. Se a advecção for suficientemente forte para aquecer uma fina camada a vários graus sobre o ponto de congelamento por um breve período, ou uma camada maior levemente acima de 0°C por um período longo, a neve que cair nesta camada fundir-se-á e converter-se-á em gotas de chuva que se congelarão ao atingirem o solo, se este estiver a uma temperatura de 0°C ou inferior.

[fonte: Wikipedia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário