17 de novembro de 2009

Motor a dois tempos

Todo mundo conhece o funcionamento de um motor normal, isso não é mais novidade, mas e um a dois tempos?
Aposto que muitos nem nunca ouviram falar...





"O funcionamento ocorre conforme a seguinte seqüencia:
À medida em que ocorre o movimento ascendente do êmbolo, o mesmo obstrui as janelas, e em seguida comprime a mistura gasosa existente na parte superior do cilindro.
Ao mesmo tempo cria-se um vácuo no cárter, que força a admissão de ar atmosférico no interior do mesmo.
Quando o êmbolo atinge o ponto morto superior dá-se a ignição, devido à libertação da faísca na vela. Os gases pressionam o pistão em direcção ao ponto morto inferior, produzindo assim trabalho, movimentando a cambota. Durante esta etapa, o êmbolo libera a janela de escape possibilitando a saída dos produtos de combustão.
Próximo ao ponto morto inferior, o pistão abre a janela de transferência. Ao mesmo tempo, seu movimento descendente pressuriza o carter, forçando a nova mistura a penetrar na câmara o que támbem contribui na exaustão de gases de combustão. Ao término desta fase o motor fica nas condições iniciais permitindo que o ciclo se repita."
[Wikipedia]


"Desvantagens do motor 2 tempos
Motores 2 tempos não chegam nem perto de atingir a durabilidade de motores 4 tempos. A falta de um sistema de lubrificação dedicado faz com que as partes se desgastem muito mais rápido.
O óleo para motores 2 tempos é caro, e é necessário colocar cerca de 25 ml dele a cada litro de gasolina. Você gastaria mais ou menos 2 litros de óleo a cada mil quilômetros se usasse um motor 2 tempos no seu carro.
Os motores 2 tempos não usam o combustível de maneira eficiente, o que significa que você faria menos quilômetros por litro.
Motores 2 tempos são muito poluentes. Na verdade, tanta poluição que é provável que você não os veja por aí daqui a algum tempo.
Essa poluição é criada por dois motivos. O primeiro é a queima do óleo junto com o combustível. O óleo deixa todos os motores 2 tempos um tanto quanto fumegantes, e quando o motor já está gasto, ele pode emitir nuvens enormes de fumaça com óleo. O segundo motivo é menos óbvio, mas você pode visualizá-lo na figura a seguir:

Cada vez que uma nova carga de ar/combustível é admitida na câmara de combustão, uma parte dela vaza pela janela de exaustão. E é por isso que você vê um brilho oleoso ao redor de qualquer motor de barco. Os hidrocarbonetos que vazam do combustível novo combinados com o óleo não são nada bons para o ambiente.
Essas desvantagens significam que os motores 2 tempos são usados somente em situações em que o motor não é utilizado com muita freqüência e há necessidade de ótima relação potência/peso.

Enquanto isso, os fabricantes têm trabalhado para encontrar uma maneira de deixar os motores 4 tempos mais leves e menores, algo que você pode ver em cada novo produto marítimo ou de jardinagem que chega às lojas."
[HowStuffWorks]





[fontes: Wikipedia, HowStuffWorks]

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