25 de março de 2010

Respondendo aos anseios curiosos: Diferença entre FOCAS e LEÕES MARINHOS

  • Wikipedia:
Focas
"As focas são mamíferos da família dos focídeos (do latim científico: Phocidae), super-família dos pinípedes (Pinnipedia), adaptadas à vida marinha. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que as focas não possuem orelhas, o que as distingue da família Otariidae (leões marinhos). Todas essas características fazem das focas excelentes nadadoras, mas em contrapartida as focas não tem habilidade em terra firme sendo presas fáceis para ursos polares e caçadores."
"As focas possuem em torno de 1,70 de comprimento, pesam de 80 a 100 kg..."


Leões marinhos
"Os leões-marinhos receberam este nome pois os machos adultos possuem uma pelagem diferente da das fêmeas: eles têm uma espécie de juba, como os leões. Além disso, como eles têm um rugido grave, acabaram sendo chamados de leão."
"... esses animais, que chegam a pesar 300 quilos e a atingir 3 metros de comprimento (fêmea 140 kg e os machos 300 kg)..."


  • Como Tudo funciona:
"Focas e leões marinhos compartilham de muitas características - e é por isso que são parte da mesma subordem -, mas existem muitos traços importantes que podemos usar para diferenciá-los. Para examinar em que pontos ocorrem essas sutis diferenças, observemos mais de perto esses pinípedes.

Phocidae: essa é a família na qual encontrarmos as focas verdadeiras ou focas sem orelhas. Os focídeos não têm orelhas externas, embora tenham fendas auditivas. As nadadeiras frontais das focas em geral são peludas, pequenas e fracas, de modo que esses mamíferos marinhos se movem em terra usando-as como apoio para um caminhar rebolado. As nadadeiras traseiras são usadas como forma poderosa de propulsão na água.

Algumas das espécies comuns de focídeos incluem as focas da Groenlândia e as focas portuárias.
Otariidae: os otarídeos, leões marinhos e focas peludas, têm pequenas orelhas externas protuberantes na lateral de suas cabeças (por isso os membros dessa família também são conhecidos como focas com orelha). Outra grande diferença entre as focas verdadeiras e os otarídeos é que os leões marinhos e focas peludas têm nadadeiras maiores e sem pêlos, que usam com mais eficiência em terra. Os leões marinhos e focas peludas podem girar suas nadadeiras traseiras na direção do solo, de modo que caminham sobre os quatro apêndices. Os otarídeos usam mais suas nadadeiras frontais quando se propelem pela água.

Espécies bem conhecidas de leões do mar incluem o leão marinho da Califórnia e o leão do Mar do Norte. As focas peludas, que tendem a ter pelagem mais espessa e nadadeiras mais longas que os leões marinhos, incluem a foca de Guadalupe, a foca peluda ártica e a foca peluda das Galápagos.
"


Bem, é basicamente isso.

[fontes: Wikipedia - Focas, Leões Marinhos; Como Tudo Funciona]

Nenhum comentário:

Postar um comentário