17 de maio de 2010

Respondendo aos anseios curiosos: Bioluminescência

Não sei como funciona lá em Pandora......


...



Mas aqui na terra é assim:




"Bioluminescência (do grego 'bios' (vida) e do latim 'lumen' (luz)) é a produção e emissão de luz fria por um organismo vivo, como resultado de uma reação química durante a qual energia química é transformada em energia luminosa.
No caso dos vaga-lumes ou pirilampos, o substrato de uma proteína denominada luciferina, é oxidada por uma enzima, denominada luciferase. Nessa reação, a luciferase oxida a luciferina consumindo uma molécula de trifosfato de adenosina (ATP). A molécula de luciferina, agora excitada energéticamente, libera esse energia química na forma de energia luminosa.
A bioluminescência ocorre em diversos grupos de organismos, desde organismos metabolicamente mais simples como as bactérias e fungos, até em organismos complexos, como é o caso dos insetos.
"
Wikipedia

Vários tipos de seres vivos são capazes de produzir luz.
Em terra temos minhocas, larvas, fungos, vaga-lumes e outros insetos. Mas a grande maioria se encontra no mar. Em especial em faixa de profundidade que vai de 201 a 1.006m de profundidade, a zona disfótica. Lulas, camarões, krill, algas minhocas marinhas e peixes, sendo estes últimos os únicos vertebrados capazes de produzir luz.

"A bioluminescência obedece a várias funções biológicas: comunicação interespecífica (para vagalumes, vários peixes e poliquetas do gênero Odontosyllis), proteção do ataque (para o crustáceo Cypridina e cefalópodos), atração de presas (no peixe sapo Porichthys notatus) e iluminação dos arredores (no peixe lanterna Photoblepharon sp.). Além das diferentes utilizações, a bioluminescência tem também diversos padrões de produção pelos organismos, sendo que ela pode ser de origem bacteriológica (simbiose) ou ser produzida pelo próprio animal de forma extra ou intracelular. Como um exemplo de bioluminescência, vemos o protozoário dinoflagelado Pyrodinium bahamenese presente nas águas da costa caribenha que cria um fenômeno magnífico, conhecido como 'Baia Bioluninescente'."
Algo Sobre Vestibular e Concursos


Sem querer ser redundante, mas já sendo:


"comunicação: os vaga-lumes piscam um para o outro seguindo um padrão específico das espécies, geralmente, para encontrar um parceiro;
localização de alimento: nas profundezas crepusculares do oceano, algumas espécies de peixes usam sua luz como uma espécie de lanterna para localizarem a presa;
atração da presa: algumas espécies, como o peixe-sapo, utilizam uma isca luminescente para atrair outro peixe;
camuflagem: nas partes mais escuras do oceano, é difícil conseguir ver qualquer coisa abaixo de você, mas é fácil enxergar o contorno do que está acima. Por esse motivo, algumas espécies produzem pontos luminosos nas suas partes de baixo, que deixa seu contorno turvo e permite que elas se misturem com a luz que vem da superfície. Isso também é conhecido como iluminação contrária;
disfarce: o tubarão charuto possui uma parte de baixo apagada, que se assemelha a um peixe menor quando vista de baixo. Quando um grande predador se aproxima, o tubarão pode tirar um grande pedaço e, então, fugir. Isso permite que o tubarão charuto mate animais muito maiores e mais fortes do que ele;
auto-defesa: quando ameaçados, alguns animais liberam um jato de líquido bioluminescente, semelhante à forma como a lula se defende com uma névoa de tinta. Outros utilizam uma luz brilhante para cegarem os predadores."
Como Tudo Funciona

"Em geral, a bioluminescência envolve a combinação de dois tipos de substâncias em uma reação que produz luz. Uma é a luciferina, ou a substância que produz a luz. A outra é a luciferase, ou a enzima que cataliza a reação. Em alguns casos, a luciferina é uma proteína conhecida como fotoproteína, e o processo de produção de luz requer um íon carregado para ativar a reação. Ativadores neurológicos, mecânicos, químicos ou os ainda não detectados podem iniciar as reações que criam a luz.



Os termos luciferina e luciferase originam-se do latim lúcifer, que significa "que traz luz". Eles são termos genéricos, e não nomes de substâncias químicas específicas. Muitas substâncias diferentes podem agir como luciferinas e luciferases, dependendo das espécies da forma de vida bioluminescente.
"
Como Tudo Funciona


O Brasil é o país com a maior diversidade de espécies luminescentes no mundo, entre elas vaga-lumes que produzem os mais belos espetáculos da natureza, como as chamadas larvas ‘trenzinho’, que emitem luz em duas cores

"Fluorescência
Embora alguns animais utilizem a fluorescência para criar a luz, ela não é a mesma coisa que bioluminescência. Na bioluminescência, duas ou mais substâncias combinam-se para gerar a luz, como as substâncias em um bastão luminoso. Na fluorescência, uma substância absorve a luz de uma cor e emite a luz de outra cor. Um exemplo disso são os pôsteres, que brilham uma cor púrpura quando colocados sob uma luz negra."

Como Tudo Funciona




[fontes:
Como Tudo Funciona, Cola da Web, Algo Sobre Vestibular e Concursos, Wikipedia. Outros links: Wikipedia em inglês [http://en.wikipedia.org/wiki/Bioluminescence], www.bmb.uga.edu/wampler/biolum/index.html]

18 comentários:

  1. não consegui achar nada de interessante

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito para o meu trabalho. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por esse post, me ajudou bastante em meu trabalho. Abraçsi

    ResponderExcluir
  4. Sempre às ordens! Para futuros pedidos, saibam que cobramos apenas a simbólico pagamento de um belo sorriso.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado . Foi proveitoso para meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que mal lhe pergunte...

      Que trabalho é esse? Você é a terceira pessoa que deixa um recado [ou seria a mesma?] agora fiquei curioso.

      Excluir
  6. Me ajudou muito no meu trabalho, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff ai vai uma sugesto coloca que tipos de energias transformadas na bioluminescencia

      Excluir
    2. Ah, tá.

      Então vc quer que eu faça o trabalho pra vc, né?

      Excluir
  7. Muito obrigado, me ajudou bastante no meu trabalho! [:

    ResponderExcluir
  8. Muito Obrigado, meu ajudo no meu dever ....

    ResponderExcluir
  9. nossa foi otimo minha professora a dorou esse texto,ajudou muito para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  10. muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. valeu dever pronto!nota 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha lá, eim...

      Pelo menos muda uma coisinha ou outra, senão a professora vai achar ruim!

      Excluir