Essa é grande [nem acredito q gastei tanto tempo traduzindo...], mas muito útil nos dias de hoje....
É sobre dirigir de maneira calma, fazendo alguns exercícios baseados na filosofia Zen.
- Não se apresse. Se você precisa estar em algum lugar na hora, saia mais cedo para que tenha tempo de sobra. Mesmo se você tiver atrasado, não se preocupe. Não há muito o que fazer agora, já que o trânsito, os sinais e as leis ainda existem. Então relaxe. Dirija como se tivesse todo o tempo do mundo, e se tiver atrasado, pelo menos vai ter uma ótima viagem.
- Sintonize-se com o trânsito. Ele se movimenta como um cardume. Quanto mais você tentar ficar à frente e passar por cima dos outros, mais vai chamar atenção dos policiais [que seriam os tubarões] e mais vai deixar os outros motoristar nervosos e agitados. Sincronizar com o fluxo não significa que deve dirigir defensivamente. Você pode ultrapassar e se mover conforme necessário, controlando seu espaço com atenção e harmonia. Uma coisa é certa, quando você está sincronizado, parece chegar mais rápido, fique à vontade, aproveite a música e nunca vai ganhar uma multa. Aproveite a sua viagem tanto quanto o seu destino. "Seja como a água, meu amigo"
- Desligue o rádio e ligue sua música favorita. Porque ouvir um pessoal falando? Talvez porque isso o distraia do que está fazendo, e torna o dirigir mais tolerável.Mas o que tem de tão ruim no que está fazendo? Ao invés, tente ouvir os sons do seu carro. O motor, a maneira de como os pneus soam na rua [isso inclusive pode fazer vocês melhores em detectar problemas no carro, antes mesmo de eles se tornarem críticos e mais caros]. Ouçam a sua respiração e seu batimento cardíaco. Esta é uma hora excelente para aprender a curtir o silencio, já que no nosso mundo tão barulhento isso é tão difícil de encontrar...
- Respire profundamente. sinta seu abdômen expandindo e contraindo com cada respiração. Conte cada inalar e cada exala, até chegar a dez. Comece do um novamente. Esta é a base do Zazen [meditação zen] e vai ajudar a te manter calmo.
- Relaxe. Olhe suas mãos no volante. Você está apertando-as? Libere o excesso de tensão. Você só precisa de força suficiente para controlar o volante, nem mais nem menos. Então direcione a atenção para seu estômago. Ele está tenso? Relaxe sua barriga, então solte seus ombros e concientemente libere a tensão de qualquer outra parte do seu corpo.
- Ao invés de gastar sua consciência em grandes velocidades, observe seu arredor. Você vai estar mais ciente da beleza que o cerca e ao mesmo tempo mais atento a perigos do que se tivesse tentando acelerar ou passar à frente. Preste atenção nos carros ao redor. Como eles estão dirigindo? A pessoa à sua frente está reduzindo? Quem está atrás está com pressa? A pessoa ao seu lado parece confusa ou perdida?
- Agradeça. Você, hoje, notou que está nesta máquina incrível, que foi criada específicamente para facilitar sua viagem? Tudo o que você precisa fazer é girar uma chave, segurar uma roda e pisar em um pedal. Notou que, agora mesmo, seu carro está funcionando, e não quebrando? Você percebe que nem todos têm um carro para dirigir. Está feliz porque está andando em ruas calçadas e seguras? [calma, gente, lembra que o original não foi feito aqui no Brasil]. E o mais importante, está grato por, neste momento, estar vivo e saudável o suficiente para dirigir?
- Responda à raiva com compaixão. Eles estão com pressa. Estão frenéticos. Você já esteve lá. Sabo como é. Sabe que é como estar no fim do mundo, mesmo não sendo. Você não pode nem aumentar seu sofrimento nem aliviá-lo. O melhor a fazer é sair da frente da maneira mais segura o quanto antes. Perdoe-os. E não deixe que eles te contagiem com sua negatividade. Porque deixar um estranho acabar com seu passeio?
- Se alguém tiver colado na sua traseira, vá para a pista da direita se estiver indo mais devagar do que o tráfego, e então ignore-os. Às vezes eles estão realmente com pressa e não têm nada contra você. Às vezes eles acreditam que você merece a fúria deles. Se você responder, isso vai aumentar a agressividade e você vai se encontrar no meio de um conflito estressante. Simplesmente ignore-os; imagine que seus espelhos estão de tal maneira que não pode vê-los. Eles sempre podem te contornar. Se algum persistir, reduzir a velocidade um pouco é suficiente para fazê-los ir embora.
- Pratique sua bondade. Sorria e até acene para outros motoristas. Deixe as pessoas entrar na sua frente. Se alguém estiver estacionando, pare e dê espaço. Em geral, pense no que outros poderiam fazer para deixar sua viagem mais prazerosa, e faça o mesmo por eles.
- Pratique hypermiling [alguém conhece o termo para isso em português??]. É uma ótima oportunidade para praticar a direção Zen, além de ser mais gentil com seu carro, meio ambiente e sua carteira, mas também requer bastante atenção e paciência.
Pessoalmente eu ainda acrescento:
- Lembrem-se que um radar de limite 60km/h tem limite de 60km/h, não 40. O mesmo vale para os de 70 e 80 [heheeh, pode ir contra a parte Zen do negócio, mas ajuda no fluxo]
- Procure fugir da hora do rush sempre que possível. Muitas vezes se você sair vinte minutos mais tarde vai chegar quase que na mesmo hora. E se sair dez minutos mais cedo vai ganhar meia hora longe do trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário