2 de março de 2010

Festival Goroka

Papua Nova Guiné. Um país tão pequeno, mas com tanta diversidade cultural. É a nação aonde se falam mais linguas, 850 idiomas distribuídos em 462.840 km², menor que o estado de Minas Gerais.

Todos os anos acontecem encontros entre tribos chamados de Sing-sing, que segundo a wikipedia acontece para compartilhar e exibir culturas, tradições, dança e música.

O mais famoso destes encontros se chama Goroka acontece todos os anos ímpares desde 1957 por volta do dia da independência do País [16 de Setembro]

[Na verdade deixe-me esclarecer um ponto. Não tenho certeza absoluta se o Goroka é um Sing-sing, porque em nenhuma das fontes que pesquisei define estes termos segundo minha interpretação Sing-sing é um tipo de encontro que acontece anualmente em vários diferentes pontos, e com diferentes tribos da região e o Goroka é um apanhado destes Sing-sing que foi criado recentemente, algo mais turístico, vamos dizer. As principais fontes, a Wikipedia diz: "Sing-sing is a gathering of a few tribes or villages in Papua New Guinea. People arrive to show their distinct culture, dance and music.", depois trata do Goroka como algo diferente; e o Site oficial do Goroka diz: "The kiaps [os patrulheiros da Nova Guiné] brought in singsing groups from their area and as we have some twenty nine languages and societies it was reflected in their culture. It began as an entertainment weekend for everybody in the Province. It was also a competition to see which was the best organized and administered district." agora cabe a vocês decidirem o que cada termo significa]


[O site do pessoal desse vídeo é bem bacana, pena que está tudo em Croata...]

São mais de 100 tribos, e das que vi fotos, as que mais me chamaram atenção foram os Homens-serpentes, a tribo esqueleto, os Homens-mosca, os Homens-lama [nomes em tradução livre] e os Huli.

Seguem fotos

Homens-serpentes



Esta é a foto que me inspirou a fazer o artigo. Juro que quando vi achei que fosse mentira, tive que pesquisar.
Segundo a matéria que vi na Seleções, eles "só caminham em fila indiana, dorsos curvados e em silêncio, imitando o rastejar de uma serpente. Os bambus presos às extremidades dos dedos e batidos vigorosamente uns contra os outros produzem um barulho, que assinala sua chegada, além de assustar o inimigo, que acredita estar diante de um ser monstruoso dotado de mãos gigantescas e mordazes."

Tribo Esqueleto







Homens-mosca



Pena não ter mais fotos, no vídeo eles aparecem melhor. Vestem-se de preto e dançam freneticamente de um lado a outro fazendo sons como moscas.

Homens-lama





Huli




Esses são os homens alados, ou homens-asa [wingman, em inglês]. Segundo o fotógrafo este chapeuzinho que eles usam é feito do próprio cabelo, que eles não cortam por dois anos antes.





É lógico que o que antigamente estes encontros eram realmente genuínos, agora são mais para inglês ver, ou melhor, turista ver, mas nem por isso menos impressionante.


[fontes: Wikipedia [pt]
Wikipedia [en]
Site oficial do Goroka
Galeria de fotos dos Gorokas de 1957 e 1958
Site oficial do fotógrafo Eric lafforgue - Muito Bom
Flickr - melhor ainda! - E a galeria de papua Nova guiné especificamente]

Nenhum comentário:

Postar um comentário