1 de setembro de 2009

Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos

Anotaram a data da maratona?
Marujos só juram...
A miss é péssima! [[Miss Orkut??]]
A dama admirou o rim da amada.


Acalmem-se, deletos leitores, ainda não fiquei maluco [ainda!]

Essas frases fazem parte do tema de hoje: PALÍNDROMOS!

[PaliQUEM?? Você pergunta]

Segundo a Wikipedia, "um Palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades (como uma cadeia de ADN; Enzima de restrição) que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.

Podem ser desde pequenas palavras, tipo a clássica "arara", "ele", "asa" ou "matam" até grandes frases, tipo essa:

"E toma, leva, roda a missa. Reza fará prazer... e lave-me, ótimo é o demo, evite o azar, evite-se esse mês. Acorde pedroca sem esse (e se tive razão, e tive) o medo é o mito e me vale rezar para fazer assim. À Adorável, amo-te." (Rogério Duarte Filho)

Tá certo que muitas vezes elas não fazem muito sentido......

Os números palíndromos também podem ser chamados de Capicua. E isso inclui as datas e horas.

E posso estar errado, mas acho que a próxima data é dia 01-02-2010

Então tá, tudo bem, mas tem uma coisa que nem a Wikipedia soube me responder.
Pra que servem os capícuas??
Textos palíndromos atééé aceito, tem essa história de arte e tudo mais (que muitas vezes beira a falta do que fazer), mas e os números??

É algum tipo de diversão nerd? Tipo achar números primos?



Então já sabe, a próxima vez que ver um (texto, sequencia de números, ou qualquer outra sequencia) vc pára, e diz: "Olha! Um palíndromo........ Hum... Legal...... Mas voltando ao assunto..." E continue a sua vida como se nada tivesse acontecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário